Optikad

Tecnologia de ponta para sala de corte e confecção industrial

Optikad

Tecnologia de ponta

(Revista Costura Perfeita – 2011)

Aliado ao conhecimento, o uso da tecnologia pode acelerar bastante a produção de uma confecção

Muitas vezes, o que garante o sucesso de uma empresa é a quantidade de tecnologia em que ela investe. No entanto, este investimento pode ser todo em vão, se não for aplicado em tecnologias que sejam, ao mesmo tempo, avançadas e fáceis de usar.

A Optikad tem por missão fornecer tecnologia de ponta para a sala de corte da confecção, por meio da comercialização de sistemas CAD, Plotters e Máquinas de corte de tecido e couro automáticas. A empresa chegou ao país, há quase vinte anos, a partir da vontade de oferecer o que há de mais moderno no mercado. “Quando percebemos que os sistemas CAD para confecções eram ultrapassados, difíceis de usar e muito caros, então resolvemos comercializar um dos softwares pioneiros em plataforma Windows”, conta Carlos Eduardo Nascimento Severo, Diretor Técnico da Optikad.

Produtos

O carro chefe da empresa é o OptiTex, um dos primeiros softwares CAD/ CAM em 2D e 3D que trabalha com a plataforma Microsoft Windows, direcionado à indústria de confecção e moda, mas também usado nos setores automobilísticos, aeronáutico, moveleiro e educacional.

Utilizado quase 30 mil pessoas ao redor do globo, é considerado o software mais preciso e possui o melhor Encaixador Inteligente do mercado, com economia de tempo, matéria-prima e mão-de-obra. Fornece uma solução completa para melhorar o fluxo de trabalho da indústria, auxiliando na colaboração entre a concepção e produção da peça.

O Designer 3D Runway é um dos principais motivos que tornou o OptiTex um padrão na indústria. Ele permite que o caimento da peça piloto ou protótipo seja observado antes mesmo de confeccioná-la em tecido. “Isso não só evita o desperdício, mas também aumenta a velocidade para o mercado”, constata o diretor. A tecnologia do software já foi elogiada por estilistas consagrados, como Hugo Boss, Tommy Hilfiger e Zorana Kozomara.

Uma cortadora automática de tecidos também pode facilitar bastante a vida dos confeccionistas. Não é à toa que é uma das líderes de venda e esta liderança é atribuída a dois fatores. O primeiro, a alta tecnologia japonesa da empresa Takatori (a máquina também é líder de vendas no Japão e na Ásia). O segundo fator é a produção chinesa da máquina, o que barateia bastante o seu custo. Dotada do sistema Conveyor, possui controles digitais e é capacitada para o corte de jeans, malha e outros materiais, em diferentes camadas.

Treinamento

Para garantir que os usuários saibam aproveitar os produtos da melhor maneira possível, a Optikad conta ainda com Treinamento executado durante o processo de produção, além de um acompanhamento pós treino. O suporte aos clientes é oferecido em tempo real e com soluções imediatas.

E a idéia é continuar Investimos em máquinas de corte e no Software Optitex 3D, que é considerado uma revolução e é único no mercado nacional. É uma tecnologia de alto custo, que embute milhões de dólares em investimentos. Além das confecções, a Optikad também fornece tecnologia de ponta para as indústrias automotiva, aeronáutica e moveleira. Os produtos de hardware e software que comercializa possuem estabilidade comprovada, tanto que já conta com mais de duas mil instalações em todas as regiões do país. “Estamos dirigindo a empresa para o futuro que são as máquinas de corte automáticas tanto em tecidos como em couro. Com certeza esse é o futuro a curto prazo”, conclui Carlos Eduardo Nascimento Severo.